3.
Terapia para Adolescentes
Por meio da psicoterapia para adolescentes, um indivíduo consegue limpar e organizar suas emoções, de modo que as compreenda. A angústia vai sendo trabalhada aos poucos e sendo transmutada em algo que sirva positivamente a ele.
Além disso, a sua percepção ao momento em que vive se tornará mais palpável. Por conta disso, conseguirá esclarecer as dúvidas que carrega, não apenas sobre si, mas sobre os outros e o seu papel no mundo.
A psicoterapia para adolescente parte do princípio de que o paciente está inserido em um mundo, ao qual passou a pertencer e deseja ter seu espaço, e, então, busca-se compreender as relações que foram estabelecidas ao longo de sua vida até chegar à fase da adolescência.
A relação terapeuta-adolescente começa a ser estabelecida desde a primeira sessão, quando é esclarecido o contrato e, principalmente, assegurada ao paciente a questão do sigilo absoluto sobre o que for discutido nos atendimentos.
A partir do momento em que o adolescente se sente seguro e passa a confiar no terapeuta, o processo psicoterapêutico passa a acontecer fluidamente.
A participação dos pais/responsáveis é de grande importância para a melhora e/ou mudanças do adolescente, inclusive, os encontros com o terapeuta têm o objetivo de orientá-los em relação ao paciente.