top of page

Pandemia, Guerra e a influência deles para nossa Saúde Mental.

  • Foto do escritor: Maria Julia  Bueno
    Maria Julia Bueno
  • 3 de mar. de 2022
  • 2 min de leitura

Esta é uma queixa que vem aparecendo muito na minha clínica desde que a guerra da Rússia com a Ucrânia foi declarada. Muitas discussões, pensamentos e compartilhamento de sentimentos e emoções me deram motivação para vir escrever um pouco sobre como essas notícias e estes acontecimentos afetam nossa saúde mental , assim como, nosso psicológico.


O ser humano vem passando por diversos momentos negativos em nossa história como humanidade e sociedade. Além de nossos problemas cotidianos, há dois anos, estamos lidando com uma pandemia extremamente contagiosa e que nos abalou não só em âmbito de saúde mas também afetando nossas rotinas, planos, nossa vida financeira e acarretando em uma turbilhão de emoções negativas.


A pandemia mal acabou (não tivemos tempo nem de respirar após o tsunami) e já vem outro logo em seguida... noticias como as chuvas no Rio de Janeiro e agora , um início de guerra entre dois países e que estes efeitos ( nem que sejam só financeiros) atingem o mundo todo.


Já vivemos momentos difíceis em nossas vidas, mas esta é a primeira vez que vivemos tantos momentos difíceis seguidos, COMO SOCIEDADE. Devemos nos culpar por não ter um equilíbrio emocional agora?


Claro que não. Não se chocar com tudo isso que esta acontecendo e de alguma maneira, isto não te afetar, é que é estranho...

Porém, o que temos que entender é que existem dois tipos de evolução como seres humanos. Um é aquele individual, em que você aprende com seus erros, falhas, conquistas e que o indivíduo transforma tudo isso em diversos ensinamentos que o fazem amadurecer e crescer como pessoa. Isso nada mais do que é nosso propósito pessoal.


Agora, muitas pessoas esquecem que existe uma EVOLUÇÃO SOCIAL e que ela não depende apenas de você. Talvez nos últimos anos isso tenha passado despercebido, mas hoje, não enxerga quem não quer.


Para evoluirmos como seres humanos existentes dentro de uma sociedade é necessário o amadurecimento de todos, mas alguns amadurecem mais tarde do que outros, e alguns, apenas lutam para não amadurecer.


Ex: Em meio a pandemia, algumas pessoas respeitaram o isolamento e pensavam de forma individual mas também, coletiva, como forma de não prejudicar as outras pessoas (amadas por ela ou não). Já em outros casos, vimos pessoas inconsequentes que não pensavam na segurança de sua própria saúde e muito menos, das outras pessoas.


Este segundo tipo de pessoa, são os indivíduos que estão lutando contra seu amadurecimento social e coletivo, ou então, apenas não entenderam que eles fazem parte de algo muito maior.


”Poxa mas e as pessoas do primeiro exemplo? Elas pagam o pato pela falta de compreensão social das outras? “ SIM - e disso, não podemos fugir. Este é o maior objetivo de sermos seres sociais. Ninguém vence sozinho ...


E podemos seguir deste mesmo pensamento quando estamos falando da guerra ou de qualquer outro evento histórico em que estamos vivendo.


Nossa saúde mental hoje está sofrendo, e entenda, nesse caso não é um sofrimento mental individual e sim COLETIVO. Muitas pessoas partilham dos mesmos sentimentos negativos, angustiantes e difíceis. Precisamos nos unir e aprender com o erro dos outros.


Para lidar com isso converse com pessoas, se expresse, busque ajuda e principalmente, faça a sua parte na sociedade, achar que pode evoluir sozinho é uma mera ilusão.


TEXTO DE: Psicóloga Maria Julia Bueno (@psicomajubueno)

 
 
 

Comments


HORÁRIOS DE ATENDIMENTO: 

Seg - Sex:  8:00 - 21:00

 

Finais de Semana: Entrar em contato para saber demais informações.​​

ATENDIMENTOS 100% ONLINE PARA BRASIL E EXTERIOR!

Email: Psicomajubueno@gmail.com

Whatsapp:  (11) 95530-7773

Obrigado pelo envio!

© Todos os direitos reservados – Psicóloga Maria Júlia Bueno

bottom of page