Autoconhecimento e Psicoterapia.
- Maria Julia Bueno
- 19 de out. de 2021
- 1 min de leitura

Uma das melhores coisas que a psicoterapia pode nos proporcionar é o Autoconhecimento. Mas por que ele é tão importante assim?
Geralmente quando procuramos a psicoterapia, temos algum sofrimento ou algo que nos incomoda. O autoconhecimento já está relacionado a essa busca desde o início. Cada um sabe como será afetado por cada coisa específica. Diante dessa busca, o nosso objetivo é conseguir ter mais satisfação na vida e conseguir uma solução para nossos problemas. Contudo, algo que muitas vezes não nos damos conta é que, na psicoterapia, além de buscarmos atingir aquele objetivo, adquirimos também o autoconhecimento.
Lembrando que, autoconhecimento não é apenas descobrir quais são sua habilidades, pontos positivos ou suas melhores qualidades. Autoconhecimento também diz respeito ao lado NEGATIVO do nosso ser. É no processo de se autoconhecer que sabemos quais são as coisas das quais não gostamos, não somos bons, falhamos, assim como, nossos "demônios".
A psicoterapia não dará todas as respostas que você precisa, mas ela te guiará rumo ao sentido das coisas que precisa descobrir sobre o seu "eu" interior ou exterior. É no processo psicoterápico o momento em que você vai refletir, pensar em seu futuro, voltar à memórias do passado, se indagar e se convencer de certas coisas...
É uma jornada incrivelmente R I C A! Mas não posso mentir e dizer que ela será fácil...
É difícil encarar de frente duas maiores falhas do passado, lidar com inseguranças do futuro e até para algumas pessoas, encarar que você realmente é bom em algo...
Perceber o nosso valor também é uma das fases do autoconhecimento e quem sabe, a mais difícil delas!
Comments